quarta-feira, 20 de agosto de 2008

ONZE PASSOS PARA PAIS INCENTIVAREM SEUS FILHOS A LER

Tudo começa, naturalmente, na infância. É preciso ler, ler muito, para poder escrever.
A seguir, alguns passos para o incentivo à leitura, quando o leitor ainda está verde
e recém dá seus primeiros passos.


1. A faixa etária adequada para o contato inicial com livros se dá entre os dois e os cinco anos.

2. É importante que o professor indique o livro correspondente à idade e à capacidade de concentração da criança ou que os pais avaliem a adequação desse material.

3. A leitura deve transcorrer em um ambiente calmo, sem interferências ou ruídos (rádio, televisão etc.). O adulto deve assumir o papel do narrador da história, familiarizando assim o pequeno “leitor” com o autor que apresenta a narrativa.

4. É fundamental que o adulto que está apresentando o livro à criança faça comentários sobre a aparência do volume, sobre as figuras, o formato, talvez até contando algum fato da vida do autor. Enfim, é decisivo mostrar à criança interesse em folhear o livro, demonstrando que ali, naquelas páginas, muita coisa se pode descobrir e se quer descobrir. E na hora de ler, faça-o dramatizando, com emoção escancarada. Tudo para que jamais o ato da leitura pareça algo chato ou desinteressante.

5. Se a criança quiser tomar o livro de suas mãos e folheá-lo devagar, de qualquer jeito, “erradamente”, nenhum problema. Deixe. Não se deve ter pressa, e esse processo de convivência com o livro, no início, vai ser assim mesmo.

6. Cada ilustração e cada palavra devem ser mostradas. Uma dúvida, uma hesitação? Pare, explique, volte atrás. É decisivo não perder o fio da meada. Compreender direitinho a história para gostar dela.

7. A criatividade da criança deve ser encorajada. Antes de cada cena seria interessante perguntar o que ela acha que vai acontecer.

8. O ato da leitura – nessa fase inicial – deve ser em conjunto. É uma ótima oportunidade para pais e filhos se sentirem juntos, unidos. Manifestando carinho, calor, o adulto envolve afetivamente a criança e a faz lembrar desse momento – a leitura – como um instante prazeroso.

9. Se a criança reagir negativamente ou não quiser terminar o livro, é importante deixar que isso aconteça. O livro não pode ser uma obrigação, uma sentença, um castigo.

10. Terminado o livro, deve-se conversar com a criança sobre a história lida. Pede-se que a criança conte o que acabou de ser lido. Pode-se ir escrevendo a história, agora contada pela criança, observando o nexo entre as partes, a correta ligação entre as diversas cenas do enredo. Com isso, a criança vai aprendendo que o pensamento tem uma estrutura com começo, meio e fim.

11. Não é raro a criança solicitar que se leia mais de uma vez a mesma história. Satisfaça-a, sem maiores preocupações quanto ao retorno, repetidas vezes, ao mesmo livro. Isso serve para fixar uma identificação com determinada trama, determinado estilo, determinado assunto. Não esquecer, entretanto, de oferecer livros bem diferentes, comparando-os, indicando assim a diversidade de opções de leitura. (20/08/2008)

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente roteiro. Tábua dos 11 mandamentos (risos). Seu site tem-me sido cada vez mais útil, Bentancur. Meritório trabalho!

Prof. Emanuel Mendes dos Santos – Carazinho, RS.

Anônimo disse...

Meu Deus! Assim fica até fácil pegar meus guris pelas orelhas e levá-los a lerem. Brincadeirinha... O processo nunca é fácil. Tanto não é que o sr. até chegou a elaborar esses onze passos. Vou imprimir e colar na porta do quarto de cada um!


Solange Trindade Ruschell. Santo Ângelo, RS.

Anônimo disse...

Me parece que uma variante desses onze passos você já tem realizado em diversos posts, Paulo. São, creio, mais de onze, e todos eles dedicados aos adultos que, conforme o Quintana, sabiam ler e não liam, esses sim, autênticos analfabetos.

Continue com essa sua batalha, não apenas admirável pelas intenções mas também admirável pela qualidade com que você aborda o tema.


Ruth Pádua Mendes. Curitiba.

Anônimo disse...

Fantástico! Esses passos todos servem também para adultos, bem crescidinhos mesmo! Li e reli, e concluo que a primeira frase do item 3 e mais os itens 4, 6, 7, 9, 10 e 11 também são bem adequados aos adultos. Poucos adultos, é importante que se frise, dão esses passos com tamanho cuidado como você aí explana.

Elias Madeira, Ponta Grossa, PR.