segunda-feira, 11 de março de 2013

A TESTEMUNHA


Neste mês eu vi 678 acidentes de motos, carros, ônibus, caminhões. Eu vi 439 traficantes e policiais trocando tiros, 202 assaltantes trocando tiros com seguranças de banco, 198 pais espancando filhos pequenos, 112 homens agredindo suas parceiras, os mais pacíficos verbalmente, 93 empresários desviando dinheiro alheio para contas que de fantasma só têm o nome porque são concretamente suas, 76 erros médicos gerando morte ou graves sequelas, 62 homens estuprando de meninas a velhinhas, 51 suicídios, 38 mães abandonando recém-nascidos em portas de hospitais, condomínios ou mesmo em lixões. E, numa tarde onde o sol custava a se pôr, testemunhei um homem grisalho lendo um livro de poemas, tão distraído – transportado eu diria! –, que fiquei ali, um tempo enorme, acompanhando a cena, e ele mergulhado naquilo num banco de praça, em plena rua à luz do dia. Confesso que o fato me deixou completamente consternado. (11/03/2013)

6 comentários:

Jose Mattos disse...

Assim como o senhor causa estranheza, o encantamento da música faz, mesmo que por uns minutos, os transeuntes deixarem de lado todas as suas preocupações, seus medos e suas caras amarradas - crianças sorrindo, mães pedindo silêncio aos filhinhos encantados com a inusitada e inesperada apresentação. Fantástico! Portanto, ouso comparar seu texto com a sinfonia abaixo. Digna também de um Grande Poema!!!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GBaHPND2QJg

BENTANCUR disse...

Grande José de Mattos,

obrigado pela generosidade do comentário. E pelo compartilhamento da música que, com prazer, passei imediatamente a escutar.

Grande abraço do teu leitor.

Anônimo disse...

Lindamente escrita a reflexão e a crônica inundada de poesia, dura e lírica. Está difícil construir um país de verdade, sem leitores. Mas a educação no Brasil é para lá de péssima. Não sei até quando os partidários vão tentar não admitir isso. E sem admitir, nada será feito. Fiquemos com os números, infelizmente, como no seu excelente texto, catastróficos.

Ana Palin - RN

Anônimo disse...

Querido escritor, seu texto apresenta fatos para uma reflexão da vida. Vida mal vivida.
Abraço,
Lilian

líria porto disse...

é isto, pablo - as pessoas se envolvem com tragédias... fosse poesia, o mundo era outro.

Regina disse...

É PB, hoje se está atento ao assalto, assassinato, roubo, estupro e até ao entretenimento. E a leitura? Estará a cada dia mais distante? A poesia não seria instrumento à despertar a alma de quem a quem lê? Poesia "carece" de um olhar para a vida, acompanhado da inspiração, imaginação, do sentir-se vivo ou até mesmo quase morto, ardendo de emoções?...causa estranheza nestes tempos, mesmo que parcos, os leitores de poesia...